Saúde: Prefeitura promove qualificação para atendimento de obesos

Cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais participaram da capacitação

A Gerência de Atenção às Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, na semana passada, uma qualificação para profissionais de saúde que atuam na Linha de Cuidado da Obesidade na Atenção Básica do Município. A capacitação foi realizada no auditório da Unit, em Cruz das Almas.

De acordo com a gerente do núcleo, Andréia Barboza, a ação tem como objetivo atualizar os profissionais para melhorar o acompanhamento dos pacientes obesos. “A atividade faz parte do processo de educação continuada, visando o aperfeiçoamento técnico e científico necessário à condução adequada das práticas de prevenção, informação, tratamento e acompanhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS”, afirmou Andréia.

O evento teve início com a apresentação do endocrinologista e diretor-médico do Centro de Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CEDHOC), Edson Perrotti, que fez uma abordagem clínica sobre os “Aspectos Práticos da Obesidade no Brasil”.

Em seguida, o especialista em Saúde da Família e Enfermagem do Trabalho da Gerência de Doenças Crônicas, enfermeiro Roberto Firpo, abordou o tema “Linha de Cuidado: conceito, estratificação e panorama”.

Já a nutricionista Maria Amália Lima, mestre em Nutrição Humana e técnica da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (GVDATNT), fez uma explanação sobre o tema “Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e seus Fatores de Risco e Proteção”.

Após um rápido intervalo, a nutricionista do CEDHOC, Somaya Porto, pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento fez sua explanação acerca do tema “Visão da Nutricionista no Contexto do CEDHOC”, abordando o papel do profissional dessa área no Centro de Referência, no acolhimento e orientação. Finalizando a atividade, a nutricionista Celina Dias, mestre em Nutrição e profissional do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário, falou sobre a atuação do programa em Alagoas, triagem de pacientes e cirurgias realizadas pelo SUS.

“Foi um momento importante de atualização para os profissionais do Município, que têm agora ainda mais subsídios para melhorar a qualidade do atendimento desses pacientes”, ressaltou Andréia.

Ascom SMS