Saúde tem postos para recolher barbeiro transmissor da doença de Chagas

Inseto deve ser descartado de forma adequada para facilitar monitoramento dos locais em que aparece com maior frequência

Polyanna Monteiro – Ascom SMS

Equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Foto: Reprodução|Internet

A doença de Chagas é uma infecção parasitária causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo popularmente conhecido como barbeiro. Para facilitar o correto descarte desse inseto pela população de Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com os Postos de Informação de Triatomíneos (PITs). Os equipamentos estão distribuídos em onze bairros de Maceió e fazem o recolhimento do vetor de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Segundo dados da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, a destinação desses insetos na capital alagoana tem ocorrido de forma inadequada, dificultando o monitoramento e planejamento de ações para o combate da proliferação do animal.

Camila Lima, técnica da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da DVS, afirma que é imprescindível que maceioenses realizem a entrega do inseto nos PITs.

“São locais criados especificamente com a função de coleta desses animais e, por isso, contam com profissionais treinados, que irão seguir instruções importantes no momento desse recebimento, o que fará grande diferença no processo de monitoramento de ocorrências do vetor na cidade”, enfatiza Camila.

A técnica orienta, ainda, sobre os cuidados que devem ser tomados no momento da coleta do inseto.

“Recomendamos que, no momento da coleta do triatomíneo, os cidadãos protejam suas mãos para evitar contato com o inseto. Outra informação que merece destaque é que o barbeiro precisa estar vivo para melhor ser identificado pelo laboratório que analisará o inseto e, por isso, o ideal é que o animal seja recolhido com muito cuidado e, posteriormente, colocado em recipiente com passagem de ar”, informou.

Confira aqui a relação completa dos Postos de Informação de Triatomíneos de Maceió.

Disque Denúncia

Para facilitar o acesso ao serviço de recolhimento de triatomíneos, a população também conta com o Disque Denúncia. Pelo canal, é possível solicitar a visita de um agente de combate às endemias capacitado para o recolhimento do barbeiro nas residências de Maceió. O canal funciona pelo telefone 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

“Só quando o vetor é entregue às pessoas habilitadas para essa coleta, conseguimos captar informações importantes como: endereço completo onde o barbeiro foi coletado, telefone para contato do cidadão que fez o descarte, dentre outros dados que são cruciais para planejarmos ações de investigação e intervenção no local e imediações”, conclui a técnica.