Saúde trabalha para ofertar medicamentos fitoterápicos

Um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro Universitário Cesmac vai resultar na produção de medicamentos fitoterápicos que serão repassados para população com custo inferior aos que são manipulados em laboratórios.

O coordenador do Programa Municipal de Fitoterapia, farmacêutico Luis Carlos Dantas e a equipe de Coordenação de Farmácia do Cesmac, professores Valéria Cristina, Renalva Macêdo e Samara Griz reuniram-se, nesta terça-feira (12),  para discutir a elaboração do Plano Operativo. Nessa primeira etapa será produzido um xarope à base de Guaco.

“O guaco é uma planta com propriedades terapêuticas reconhecidas e devidamente validada através de testes clínicos sendo classificado como medicamento fitoterápico tradicional. O guaco faz parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), do Ministério da Saúde e apresenta atividade terapêutica broncodilatadora e expectoran te. Pode ser usada nas formas farmacêuticas xarope ou cápsulas”, explicou Luis Carlos. Ainda de acordo com o coordenador do Programa, os medicamentos produzidos serão disponibilizados inicialmente a oito unidades de saúde do SUS no município de Maceió.

O secretário Mmunicipal de Saúde, José Thomaz Nonô, defendeu a iniciativa de produzir o medicamento e destacou que o trabalho é parte das ações da Coordenação de Farmácia, dentro das diretrizes programáticas da assistência farmacêutica básica.  “É importante porque vamos possibilitar a oferta de um insumo farmacêutico de eficácia terapêutica comprovada e  com reconhecida aceitação popular, por ser produzido com matéria prima natural, como todo fitoterápico, a Secretaria Municipal de Saúde se alinha a diretrizes da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos”, afirmou.

Amanda Vieira/ Ascom SMS