Saúde vai realizar testes de doenças virais em comunidades

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e Hepatites Virais, promove mais uma ação para viabilizar testes rápidos para a população.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante  vai estar, no próximo sábado (25), das 8h às 12h, na Associação dos Moradores do Prado. No domingo (26), das 8h às 12h, a ação vai até a comunidade do Ouricuri.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e Hepatites Virais, promove mais uma ação para viabilizar testes rápidos para a população. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante  vai estar, no próximo sábado (25), das 8h às 12h, na Associação dos Moradores do Prado. No domingo (26), das 8h às 12h, a ação vai até a comunidade do Ouricuri.

De acordo com a gerente do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e Hepatites Virais, Tereza Carvalho, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 90% da população sejam testados, 90% encaminhados ao tratamento no caso de diagnóstico positivo e 90% façam adesão correta ao tratamento para evitar a transmissão.

“Estamos indo nas comunidades para conseguir alcançar a meta já que muitas pessoas não procuram o serviço.  O CTA Itinerante vai até a população com uma equipe de 15 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. Tivemos uma grande aceitação da população, das lideranças comunitárias e estamos realizando mais intervenções do que o planejado”, disse Tereza.

As visitas continuam até o dia 16 de dezembro percorrendo os bairros para realizar diagnósticos e prevenir a transmissão de vírus.

Amanda Vieira/ Ascom SMS