Seagri realiza dia de campo no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido

Foram apresentados dados preliminares do experimento com sementes de milho e feijão do Planta Alagoas

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) realizou, em parceria com a Prefeitura de Piranhas e o Instituto Federal de Alagoas – campus Piranhas, um Dia de Campo no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido na quarta-feira (9). O objetivo foi compartilhar conhecimento sobre o plantio e produção de silagem com estudantes, técnicos e produtores da região. 

“Estamos fazendo com que o Centro Xingó seja usado para sua finalidade que é realizar pesquisa e difundir aprendizagem para desenvolver ainda mais nosso semiárido. Momentos como este são importantes porque juntamos a academia e quem precisa dessas informações para integrar conhecimentos para a região”, explicou a secretária de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas. 

A equipe da Seagri e do Ifal apresentaram as primeiras avaliações das variedades de milho e feijão do Planta Alagoas, semeadas pelos alunos da instituição no campo experimental do Centro Xingó, durante a primeira edição do Governo Trabalhando, em maio. Com os dados preliminares, foram apresentados o melhor desempenho das culturas, explicando o ciclo e os diferentes aspectos da produtividade de acordo com o manejo e a precipitação da região.

“Isso é muito importante para a gente. Para os nossos alunos, ainda mais, porque é uma forma de colocá-los na prática, uma estratégia de aprendizagem. Daqui vão sair muitos TCCs e pesquisas”, ressaltou o professor Fábio José Marques, que está acompanhando o experimento. 

O Dia de Campo também contou com uma prática sobre a preparação de silagem para alimentação animal, utilizando milho do Planta Alagoas, apresentada pelo técnico da Seagri, João Emerson. 

Também estiveram presentes o prefeito de Piranhas, Tiago Freitas, o vice-prefeito Zé Vicente. Presidente da Emater Alagoas, Moisés Leandro, o presidente da ADEAL, Otávio Tavares, o diretor do IFAL/Piranhas, Iatanilton Damasceno, o coordenador do MST na região, Zé Neto, integrantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, entre outros parceiros.

Agência Alagoas