Seagri ultrapassa marca de um milhão de alevinos distribuídos no estado este ano

Já foram atendidos mais de 30 municípios alagoanos, beneficiando 1.200 famílias de piscicultores

Comunidade indígena Tinguí Botó recebeu 20 mil alevinos.  Foto: Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) já entregou 1.016.300 alevinos de tilápia do Nilo, por meio do Programa de Distribuição de Alevinos, desde janeiro de 2023. O programa já atendeu mais de 30 municípios alagoanos, beneficiando 1.200 famílias de piscicultores.

A marca de um milhão de alevinos entregues ocorreu na aldeia indígena Tinguí Botó, no município de Feira Grande. Na ocasião, foram doados 20 mil alevinos para 150 famílias que vivem próximas ao açude e que fazem parte da Associação Indígena Ipioca II.

“Muitos pais e mães de famílias serão beneficiados com a entrega e só temos que agradecer ao governador de Alagoas, Paulo Dantas, e à secretária Carla Dantas por terem nos fornecido os alevinos, que já soltamos nos açudes da comunidade”, afirmou Linardo Júnior, da aldeia Tinguí Botó.

A secretária da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, explica que o programa consegue dar suporte aos produtores, combatendo a vulnerabilidade social e insegurança alimentar, atendendo todos os municípios do estado e fomentando a criação de peixes nas propriedades rurais, assentamentos da reforma agrária e comunidades dos povos tradicionais.

“Conseguimos beneficiar as famílias de piscicultores, ajudando a produzir e gerar renda durante todo ano com a criação de peixes. Essa é uma estratégia de fortalecer a aquicultura no nosso estado. As entregas fazem a diferença não só para os agricultores que produzem para se alimentar, mas, também, conseguem comercializar a produção”, ressalta Carla Dantas.

Desenvolvido pela Seagri, o Programa de Distribuição de Alevinos atende às demandas dos municípios, com a doação de peixes para as comunidades rurais, quilombolas e indígenas. Os alevinos são disponibilizados para famílias de agricultores de todo o estado, gerando renda e assegurando alimento de qualidade, durante o ano todo.

Agência Alagoas