Secretaria Municipal de Saúde participa da II Feira de Serviços

 A ação faz parte da programação do mês de valorização da mulher

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou, nesta quarta-feira (27), da II Feira de Serviços promovida pela Prefeitura de Maceió no calçadão do comércio. A ação faz parte da programação do mês de valorização da mulher maceioense para levar orientações sobre saúde, assistência social, emprego, direito do consumidor e meio ambiente.

Na feira, as mulheres contaram com serviços de saúde como exames para detecção precoce e prevenção ao câncer de pele com dermatologistas e encaminhamento médico em caso de necessidade; testes rápidos para HIV/Aids e Hepatites B e C; distribuição de preservativos; aferição de pressão; verificação de glicemia; orientação alimentar e medição do Índice de Massa Corporal (IMC), com nutricionistas e exposição de órteses, próteses e materiais especiais que são ofertados para mulheres que passaram pela mastectomia, que é a retirada total ou parcial da mama em virtude do câncer.

Verônica Brandão, coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, destaca que a ação é desenvolvida por meio de uma parceria entre várias pastas da Prefeitura e que os serviços da SMS têm foco, sobretudo, na prevenção. “Além dos serviços ofertados, também tratamos sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo de útero, principalmente dentro da faixa etária prioritária, que é 50 a 69 anos para o de mama e 25 a 64 anos para o de colo de útero”, explicou.

O Programa Consultório na Rua também levou serviços para serem ofertados à população. Segundo Jorgina Sales, coordenadora do programa, embora o público seja a população de rua, é muito importante a parceria para levar serviços ao público em geral. “Além da possibilidade de estarmos identificando e fazendo a triagem de alguns possíveis problemas de saúde, é também uma possibilidade de fazermos orientação e divulgação do nosso trabalho. E como é uma área do Centro da cidade também acabamos encontrando pessoas em situação de rua e assim podemos fazer alguns atendimentos”, afirma.

A dona de casa, Ana Maria Guedes, esteve na feira e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Estou gostando muito de participar. Estava preocupada de ter diabetes, mas verifiquei minha glicemia, pressão e está tudo bem com minha saúde”, comemorou.

Ascom SMS