Secti apoia evento nacional de acessibilidade promovido pela Ufal e Ifal

X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral acontecem em setembro em Maceió

A parceria entre as duas instituições proponentes e a Secti é altamente significativa
Foto: Ascom Secti

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) apoia o X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído (Eneac) e o Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral (SBAI), organizados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Os eventos conjuntos acontecerão no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (Cipt) entre os dias 11 e 13 de setembro com estudantes, profissionais e palestrantes do Brasil, Portugal e Itália.

O Fórum objetiva impulsionar as ações, discussões e investigações nos domínios da ergonomia e acessibilidade, sendo uma oportunidade única para apresentar, analisar e revisar temáticas e conceitos relacionados à promoção da inclusão social através das diversas interações com os ambientes construídos e seus utilizadores, promovendo também o desenvolvimento e modernização local, regional e nacional, por meio da disseminação de projetos inclusivos.

A parceria entre as duas instituições proponentes e a Secti é altamente significativa, uma vez que representam as principais instituições de ensino superior do Estado e um órgão governamental que desempenham papéis fundamentais no incentivo, investimento e geração de conhecimento em todos os âmbitos. Neste caso, remetendo ao desenvolvimento de patentes e inovações em processos, métodos, serviços e produtos relacionados a uma melhor concepção de espaços que suportem variadas necessidades físicas e estruturais.

Sobre o apoio, Eunice Palmeira destacou a importância do evento e de sediá-lo no Cipt. “O Eneac 2024 é relevante por tratar de temas relacionados à qualidade de vida das populações nos espaços construídos, mostrando resultados de pesquisa nas áreas de ergonomia e acessibilidade em diversos ambientes. E poder realizá-lo no Centro de Inovação é promover a interação entre pesquisadores nacionais e internacionais em um espaço inovador, colaborativo e acolhedor”, apontou Eunice.

Fazendo parte da área de Tecnologias de Produção e de Tecnologias para Qualidade de Vida, serão tratados aspectos relacionados a atividades profissionais, de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas por alunos e profissionais, envolvendo a compreensão da relação entre as pessoas (notadamente aquelas com deficiência ou restrição física) e o ambiente construído (residencial, educacional, institucional, industrial, assistencial, comercial/serviços e áreas urbanas).

Os dois eventos são aportados pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Fau/Ufal), que completou 50 anos em 2023, e pelo curso de design de interiores do campus do Ifal-Maceió, que já tem mais de 20 anos de atuação.

Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, esse apoio representa, mais uma vez, a integração que o Governo de Alagoas vem tendo com a academia em toda sua gestão. “Nós entendemos a importância de atuar junto à academia, as universidades, fomentando pesquisa, ciência e conhecimento. Vamos estar sempre de portas abertas para apoiar ações como essas que fortalecem nosso Estado”, afirmou o secretário.

Agência Brasil