Sedet se reúne com moradores do Morada do Planalto

Na ocasião foi formada uma comissão de moradores para acompanhar as demandas do conjunto

A diretoria de Planejamento de Habitação, ligada a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) visitou nessa quinta-feira (08) o residencial Morada do Planalto, localizado no Benedito Bentes e entregue no ano passado. Assistentes sociais da Sedet foram ao local com o objetivo de estreitar os relacionamentos com a comunidade em uma reunião para repasse de informações sobre o Programa Minha Casa Minha Vida e realização de plantão social.

“A atividade faz parte da rotina da Prefeitura de Maceió e é uma maneira de ouvir os moradores quanto a demandas da comunidade em relação a habitabilidade. “Após a entrega dos novos empreendimentos, nossa equipe sempre acompanha como os beneficiários estão se adaptando e sobre a atual realidade deles”, explicou Karoline Lamenha, assistente social.

Karoline Lamenha coordenou a reunião representando a Sedet e informou que esse é o momento de ouvir os moradores e saber quais as necessidades atuais. A ação é realizada em todos os residenciais entregues pelo Programa Minha Casa Minha Vida e é também um momento de interação e oportunidade para os moradores expressarem seus anseios.

Na ocasião foi formada uma comissão de moradores para acompanhar as demandas do conjunto, em parceria com a Sedet, que sempre faz a ponte entre os órgãos do municípios responsáveis pelas reivindicações apresentadas.

Entre as principais dúvidas dos moradores, estavam questões ligadas a saúde, transporte, limpeza e manutenção das áreas comuns. Eles receberam todas as orientações e também ouviram explicações sobre o valor da parcela paga pelo imóvel: composição, diferença de preço de morador pra morador e inadimplência. Muitos expressaram suas dificuldades em pagar os boletos. Karoline explicou que os valores variam de acordo com a renda, conforme estabelecido no Programa Minha Casa Minha Vida.

Pelas regras, os imóveis direcionados para a faixa 1 do programa têm parcelas que podem variar de R$ 80 a R$ 270, calculado com base na renda familiar. “Os critérios são estabelecidos pelo Governo Federal e a instituição financeira aplica de acordo com as definições”, esclareceu a assistente social.

Ascom Sedet