Sefaz-AL promove encontro sobre Educação Fiscal nos municípios de Igreja Nova e Penedo

Além da capacitação, a equipe visitou entidades beneficiadas com os recursos provenientes dos sorteios da Nota Fiscal Cidadã

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) realizou, nos dias 12 e 13 deste mês, um encontro sobre Educação Fiscal nos municípios de Igreja Nova e Penedo. A capacitação contou com palestras da Comissão Mista do Grupo de Educação Fiscal (Gefe-AL), com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do Programa de Educação Fiscal (PEF) e da campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC). 

No dia 12, em Igreja Nova, foi realizada uma oficina com os professores sobre “Educação fiscal no chão da escola”, no auditório da Escola Estadual Professor Pedro Reys. Ao término, os participantes desenvolveram seus projetos sobre educação fiscal voltada para a escola, com orientação da Gefe-AL. 

Já no dia 13, em Penedo, o encontro aconteceu no auditório da 9ª Gerência Regional de Educação (Gere). Os diretores, coordenadores e a equipe técnica da 9ª Gere e das Secretarias de Educação dos municípios da região participaram do encontro com a finalidade de sensibilizar e promover ações para a implantação do programa. Duas instituições sociais do município também marcaram presença e destacaram a relevância da NFC.

De acordo com o presidente do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEF) da Sefaz-AL, Yuri Miranda, o intuito dessas ações é engajar os educadores. “Foram articulados esforços para sensibilizar secretários, diretores e a equipe técnica. Por isso, é importante sempre conscientizar todos os envolvidos na área da educação, assim como os alunos que irão se tornar agentes de transformação no futuro”, afirmou. 

A chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Juliane Calheiros, também participou dos encontros. “Durante as apresentações sobre a NFC, foi explicado a relevância de aderir a campanha, mostrando o quanto tem ajudado diversas pessoas em Alagoas. O encontro também serviu para convidar outras pessoas a realizarem o cadastro”, comentou. 

O gerente da 9ª Gere, Jorge Luiz dos Santos, agradeceu pelo encontro e destacou a importância de conhecer a educação fiscal e a proposta do programa em parceria com a Seduc. “Foi um momento riquíssimo. Essas ações enriquecerão a grade curricular dos estudantes e, além disso, o conhecimento necessário para lidar com a questão financeira no futuro”, falou. 

Além da capacitação, a equipe do PEF deu continuidade com as visitas às entidades que são beneficiadas com os recursos provenientes dos sorteios da campanha NFC ainda no município de Penedo. Abaixo, estão listadas as instituições sociais. 

Núcleo de Atenção aos Deficientes 

Criado há mais de 20 anos, o Núcleo de Atenção aos Deficientes (Nudepe) tem o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência do município de Penedo e cidades vizinhas, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida desse segmento da nossa sociedade. A equipe conta com atendimentos para pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e múltipla, bem como a seus familiares.

“Com as reformas, o prédio ganhou novas pinturas, estrutura elétrica, computadores e notebooks, ar condicionado, além de cortinas de ar, rampas de acessibilidade à instituição, limpeza do ambiente e da piscina para a hidroterapia”, frisou o diretor do Nudepe, Diogo Alcântara. 

Casa do Bom Samaritano 

A Casa do Bom Samaritano (Ong Dom Valério Breda) existe há 20 anos e proporciona atendimento integral e humanizado aos dependentes químicos. Por meio de abordagens individuais e em grupo, a entidade estimula a convivência, espiritualidade e autoconhecimento pessoal, buscando ajudar a pessoa a se reintegrar na sociedade e na família. Ao todo, a ong acolhe cerca de 40 pessoas. 

“A campanha NFC tem sido extraordinária para nossa comunidade. Apesar de estarmos participando há mais de um ano, já fomos agraciados com duas premiações, que nos permitiu realizar reformas, como a instalação de portas para o refeitório, além da aquisição de janelas para melhorar a ventilação dos alojamentos dos acolhidos”, ressaltou o diácono e fundador, Edmilson da Hora. 

Casa da Amizade 

A Casa da Amizade é uma associação de bordadeiras. São 35 mulheres que trabalham neste projeto que inclui bordadeiras e costureiras, e um homem que é responsável pela criação de arte. A entidade tem a missão de auxiliar na proteção à infância, na assistência social e na prestação de concursos às obras ou movimentos de amparo às necessidades individuais e coletivas da comunidade. Além disso, acolhem sócias e voluntárias que executam o trabalho social em prol de famílias carentes.

Agência Alagoas