Semas orienta sobre aproveitamento de alimentos

O tema da ação foi ‘Nada se Perde, Tudo se Reaproveita” 

Em mais uma ação do Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou, nesta sexta-feira (16), uma oficina de conscientização sobre aproveitamento integral de alimentos, voltada para as clientes do Restaurante Popular de Maceió.

Coordenado pela equipe técnica de Alimentação de Nutrição da Semas, juntamente com alunas do 8º período de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit), a ação teve o objetivo de explicar e informar as mulheres que partes dos alimentos, como o talo, entrecascas e cascas também são nutritivos e podem ser utilizados em diversas receitas.

De acordo com a nutricionista da Semas, Vanessa Freitas, muitas pessoas ainda consideram essas partes dos alimentos como sobras e aumentam o desperdício de comida.“Existe um tabu sobre isso e nós estamos aqui para orientar as mulheres a como podem aproveitar de forma integral esses alimentos, podendo ser absorvidos mais nutrientes e vitaminas. Assim, vamos contribuir para que elas se alimentem de forma mais saudável e sejam conscientizadas que o reaproveitamento resulta positivamente na sua saúde e também no meio ambiente”, disse a nutricionista.

Também foram entregues folders educativos com receitas e dicas de como aproveitar integralmente os alimentos. Um doce feito de entrecasca de melancia, rico em potássio, também foi servido.

Segundo Vanessa, o tema da ação foi ‘Nada se Perde, Tudo se Reaproveita” e assim, cartazes e slides exibidos no local ilustravam como o reaproveitamento pode oferecer mais nutrientes na cozinha.“Estamos no Restaurante Popular para trazer mais informações para nossas clientes. Muitas delas são as responsáveis pelas cozinhas de suas casas e assim favorecemos esse conhecimento, para que diminuam o custo das refeições e fiquem mais bem alimentadas”, disse.

Para a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, esse tipo de iniciativa é muito importante para melhoria da qualidade de vida dos usuários do Restaurante Popular e para que tenham uma alimentação mais saudável, aproveitando o alimento integralmente. “Estamos pensando também no bem-estar e na saúde das nossas clientes que frequentam diariamente o restaurante”, destacou.

Participante da atividade, a cliente do Restaurante Popular, Lana Torres, de 58 anos, disse que a ação foi positiva para tirar dúvidas sobre o aproveitamento de alimentos. “Já tinha ouvido falar, mas só agora com a nutricionista me confirmando que é possível tirar vitaminas dessas sobras eu acreditei. Além de ser nutritivo, é muito gostoso”, contou Lana, aprovando o doce que tinha sido entregue.

Ascom Semas