Sistema de Integração temporal cresce 24% nos dois primeiros meses de 2019

O benefício é ofertado aos usuários do Cartão Bem Legal, possibilitando o uso de mais de um ônibus pagando apenas uma passagem.

Desde que foi implantada pela Prefeitura de Maceió, ainda em 2016, diversas possibilidades de integração temporal foram inseridas ao Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). Mês a mês, as equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) têm registrando o aumento no número de usuários que se beneficiam do serviço, que atualmente conta com 1.208 possibilidades de integração.

Entre janeiro e fevereiro de 2019, a equipe de Mobilidade da SMTT contabilizou um aumento de 24,2% no número de integrações temporais realizadas, se comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2018, nos dois primeiros meses do ano, foram registrados 118.121 mil usos do benefício. Já em 2019, o número subiu para 146.700 mil utilizações.

A integração temporal é um benefício ofertado aos usuários do transporte público que utilizam o Cartão Bem Legal em qualquer modalidade, possibilitando o uso de mais de um ônibus pagando apenas uma passagem. Para que a vantagem seja desfrutada, é preciso respeitar o prazo máximo de 90 minutos, que começa a ser contado a partir do momento em que o cartão passa no validador do primeiro veículo. O usuário deve estar atento ao sentido de direção do coletivo.

Para que o usuário entenda e faça bom uso da temporalização, é preciso saber exatamente para qual local pretende ir e observar se o veículo onde ele se encontra está no mesmo sentido de direção do primeiro embarque. As possibilidades de cada coletivo podem ser conferidas no site de serviços da SMTT. Também é importante que o usuário saiba quais são as conexões das linhas antes de embarcar. Frequentemente são realizados novos estudos com o intuito de analisar a viabilidade de ampliação da integração.

Participação cidadã

Qualquer cidadão pode sugerir que a integração seja implantada em determinada linha. Basta comparecer à sede do órgão, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, número 829, no bairro Tabuleiro do Martins, e registrar a solicitação. O horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

“Cada vez que um cidadão faz a solicitação de implementação de uma nova possibilidade de integração temporal, a SMTT avalia a viabilidade de execução. Julgamos as solicitações dos usuários do transporte coletivo como extremamente importantes, já que essas pessoas utilizam diariamente o SIMM e podem sugerir melhorias para a sua comunidade”, explica o coordenador de Controle Integrado do SIMM, Silvio Sarmento.

Ascom SMTT