SSP e Gaeco cumprem 22 mandados contra organização criminosa especializada em tráfico de drogas

SSP e Gaeco cumprem 22 mandados contra organização criminosa especializada em tráfico de drogas

Grupo atuava no sertão de Alagoas e o líder comandava as ações criminosas de cidade pernambucana

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), coordenam, nesta quinta-feira (13), uma operação integrada com objetivo de combater o tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo. A operação, denominada Traças, cumpre um total de 22 mandados de prisão e busca e apreensão nos municípios de Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Santana do Ipanema e em Pernambuco na cidade de Belo Jardim. 

As investigações foram realizadas pelo Gaeco em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar e visam desarticular uma organização criminosa que praticava tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo no Sertão de Alagoas. O líder do grupo estava residindo em Belo Jardim (PE), de onde comandava todas as demais atividades criminosas. Com base nas provas técnicas apresentadas, o Gaeco realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Ao todo, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e sete de prisão.

A operação ganhou o nome de Traças em alusão ao inseto do mesmo nome, que possui hábitos noturnos e caso não haja o devido controle, causa prejuízos em objetos e roupas. No caso da organização criminosa alvo da operação, as investigações constataram que o líder fazia o transporte de drogas durante a noite, na tentativa de não ser visto pelas forças policiais. Assim como a traça, caso a organização criminosa não seja combatida, seguirá causando danos à sociedade. 

Prisões e apreensões 

Até o momento, foram presas cinco pessoas em Alagoas e um menor foi apreendido e outras duas pessoas foram presas em Pernambuco, incluindo o líder da organização criminosa. Com o líder, em Belo Jardim, foram apreendidas armas e drogas. 

A operação apreendeu até o momento, aproximadamente 26 quilos de drogas, 127 munições, duas pistolas, um revólver, uma espingarda e um coldre, além de quatro balanças de precisão, cinco balaclavas, três celulares, dois cadernos de anotações, uma sacola com pinos vazios, um pacote com sementes, um vidro com substância vermelha não identificada e R$ 461, em espécie. 

Os presos e o material apreendido estão sendo encaminhados para a Delegacia Regional de Delmiro Gouveia. 

Efetivo participante 

Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos, foram empregados policiais militares do 3º, 7º, 9° e 10° Batalhões da Polícia Militar de Alagoas. 

Participam também policiais civis da Gerência de Polícia Judiciária da Área 04 (GPJ-4), da 2ª Delegacia Regional de Polícia de Santana do Ipanema, além do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (TIGRE) e da delegacia distrital de Ouro Branco. 

Em Pernambuco, o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão em Belo Jardim tiveram apoio da Polícia Militar, por meio do Subsistema de Inteligência (SISPOM), do 15° BPM e do 1° BIESP. O Grupamento Aéreo da SSP também participa dando suporte aéreo à operação.

Agência Alagoas