TCE/AL participa de apresentação do projeto “Sede de Aprender” para Gestores e Secretários de Educação

O projeto faz parte de uma parceria com o MPAL, a Atricon, IMA e o Instituto Rui Barbosa 

Incentivado o projeto “Sede de Aprender: Água potável nas escolas”, o Tribunal de Contas de Alagoas, representado pelo presidente em exercício, Conselheiro Fernando Toledo, participou, na manhã desta segunda-feira (29), na Casa da Indústria, da apresentação do programa para Gestores Municipais, Secretários de Educação e membros de órgãos da infraestrutura do Estado. O TCE/AL foi o primeiro Tribunal do Brasil a aderir e apoiar a causa, que tem como finalidade constatar a distribuição de água potável nas escolas municipais.

O projeto faz parte de uma parceria formalizada entre o TCE/AL, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).

“O Tribunal de Contas entrou como parceiro desse projeto pois acredita na causa e quer estar presente na fiscalização desse recurso que é básico e tão importante. Esse evento de hoje mostra que o tema ‘sede de aprender’ não traz um conhecimento somente sobre o abastecimento de água, mas de como essa água é utilizada e qual o destino que ela tem”, destaca o presidente em exercício do TCE/AL, Conselheiro Fernando Toledo.

Além de conscientizar os gestores, também estão sendo realizadas visitas de fiscalização nos municípios, segundo o MPAL já foram visitadas mais de 80 escolas. “De acordo com o censo 2021, ainda temos mais de 120 escolas aqui no estado sem água potável. Estamos aqui para conversar diretamente com os gestores, mostrar um caminho para a solução disso e entender porque ainda temos essas escolas nessa situação”, explica o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Defesa da Educação, Lucas Sachsida.

Ascom TCE/AL