Treinamento on-line prepara alunos para olimpíadas de raciocínio

Estudantes de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino participaram do treinamento on-line das Olimpíadas de Raciocínio Avançado Mind Lab.

Os alunos se reuniram nesta quinta-feira (22), no laboratório de informática da Semed, na Cambona, para conhecer o funcionamento da plataforma e tirar suas dúvidas em relação aos jogos.

Estiveram presentes alunos do 4º ao 9º ano das Escolas Municipais Silvestre Péricles, Lindolfo Collor, João XXIII e Selma Bandeira. A competição é formada por equipes de quatro pessoas e cada integrante se torna “especialista” em um dos jogos da Olimpíada, que são Dama Olímpica, Octógono Fantástico, Abalone e Bloqueio.

Para terem direito de ingressar na etapa nacional, que será realizada em maio no estado de São Paulo, é necessário que os estudantes obtenham rendimento suficiente durante a seletiva local, realizada no dia 20 de março.

A coordenadora do projeto MenteInovadora na Semed, Carla Gaspar, disse que o treinamento é importante por que os estudantes aprendam a utilizar o sistema da Mind Lab e se familiarizem com as regras dos jogos. “Muitos destes alunos não possuem computador nem conexão à internet em casa, o que torna essa etapa ainda mais fundamental”, explicou.

Gabriel Gomes, aluno do 6º ano da Escola Lindolfo Collor e “especialista” em Dama Olímpica, concorreu com estudantes do País inteiro e ficou em 4º lugar no ano passado. “Foi muito bom, vi e aprendi bastante coisa por lá”, disse.

A professora de Matemática da Escola Silvestre Péricles, Vanessa Alves, também participou da última etapa das Olimpíadas e conta como os jogos ajudaram a estimular seus alunos. “Eles têm mais concentração em sala de aula, aprendem que na vida há regras a serem seguidas, a perder e a ganhar. Eles também prestam mais atenção nas aulas agora que antes de iniciarem no projeto”, analisou.

Atualmente, o MenteInovadora é aplicado em 42 escolas da Rede e beneficia mais de 15 mil alunos.

Ascom Semed