Turismo do Saber 2018 começa com visita a escola municipal

 A programação conta com palestra, dinâmica de grupo, passeios e visitas guiadas a pontos turísticos da cidade e concurso de frases com premiação.

A edição do Projeto Turismo do Saber deste ano teve início nesta terça-feira (14), com a visita técnica à Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), a ação, que visa despertar o interesse de crianças e adolescentes para o potencial turístico de Maceió, vai contemplar 15 escolas municipais.

Nesta primeira etapa de desenvolvimento do projeto, a equipe técnica da Semtur é responsável pela sensibilização da comunidade escolar, que precisa estar alinhada com as necessidades logísticas e estruturais para a realização das atividades voltadas para os estudantes. A programação conta com palestra, dinâmica de grupo, passeios e visitas guiadas a pontos turísticos da cidade e concurso de frases com premiação.

“Nossa visita às escolas tem por finalidade alinhar o que vamos precisar para a realização das etapas do projeto. Questões como a estrutura das salas, logística das visitas, materiais necessários e orientações diversas que precisam ser repassadas à equipe escolar”, explicou a coordenadora do projeto, Ana Cecília Corado.

Este ano, segundo Ana Cecília, o roteiro do projeto terá novidades, como o passeio dos estudantes no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no Centro e o circuito cultural no Jaraguá, onde eles terão a oportunidade de conhecer museus, igrejas, praças, esculturas e prédios históricos. A intenção é que o Turismo do Saber seja uma ferramenta de aproximação dos estudantes com a história e cultura local, além de apresentar a importância econômica do turismo para a cidade, segmento que pode oferecer diversas oportunidades profissionais para os alunos no futuro.

Para 2018, a previsão é que o projeto contemple 750 alunos da rede pública municipal, além de 250 jovens atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e de 150 profissionais que atuam no segmento.

Além da Semtur, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), apoiam o projeto a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Senac, Sesc, Restaurante Massagueirinha, Parque Shopping Maceió, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e Associação Comercial de Maceió.

Ascom Semtur