Turismo encerra ação estratégica na Feirinha da Pajuçara

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) instalado temporariamente pela Secretaria Municipal de Turismo na Feirinha da Pajuçara, em novembro, encerrou ontem (18) as atividades no local.

A ação estratégica – destinada a prestar apoio aos turistas e maceioenses em um dos pontos turísticos e de maior movimentação na orla de Maceió – foi realizada em parceria com a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e o Procon Maceió durante toda a alta temporada de verão, quando a cidade apresenta um aumento significativo do fluxo turístico.

De acordo com a coordenadora geral de Informação Turística da Semtur, Cristina Quirino, a iniciativa, que já acontece há três anos, visa atender os visitantes e divulgar os atrativos naturais e culturais de Maceió. “Além de aumentar a sensação de segurança de quem passa pelo local, com o apoio da Oplit, a ação tem como objetivo dar apoio aos turistas, com dicas e informações sobre lugares para comer, passeios, eventos e pontos turísticos, bem como orientações do Procon Maceió sobre os direitos do consumidor”, explicou.

Durante os quase quatro meses de atuação, a equipe da Semtur também distribuiu materiais informativos como o mapa da cidade e o guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas. Os atendimentos foram registrados em formulários que servirão de base para computação de dados e informações para a primeira edição do Boletim Anual do Observatório de Turismo de Maceió, que deve sair no primeiro semestre de 2018.

Integração entre os órgãos

Segundo o coordenador da Oplit, Alfredo Presser, a ação reforçou a integração entre as instituições públicas e a sociedade. “É muito importante que a sociedade e os turistas percebam a integração das forças policiais com outros órgãos, em uma atuação conjunta. A experiência com essa aproximação é muito enriquecedora para todos”, disse.

A opinião é compartilhada pelo diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, que destacou a credibilidade dos órgãos parceiros na ação junto à sociedade. “A atuação das instituições durante o atendimento faz com que o consumidor seja turista ou maceioense, sinta mais segurança quanto à fiscalização dos serviços ofertados. Nosso papel foi orientar os atendentes do CAT sobre as possíveis infrações ligadas ao consumo para uma abordagem mais qualificada neste âmbito”, explicou.

Apesar do encerramento das atividades na Feirinha, existe um CAT permanente na orla da Pajuçara, localizado próximo à Praça Multieventos, onde os turistas e maceioenses recebem orientações todos os dias, no horário das 8h às 17h.

Ascom Semtur