Uneal marca presença na 10ª Bienal do Livro de Alagoas

Dez livros foram lançados durante abertura que ocorreu nesta sexta-feira (11)

Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está presente na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, de 11 a 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Com o estande da Editora da Uneal (Eduneal), este ano, a instituição homenageia o escritor Luiz Sávio de Almeida (in memorian). 

Durante a abertura, foram lançadas dez obras de autores da Universidade, selecionadas em edital, e a obra literária “Manuscrito do Oco do Mundo”, de Luiz Sávio de Almeida, foi relançada. O reitor da Uneal, Odilon Máximo de Morais, frisou que a presença da Eduneal é muito simbólica e representa a construção da produção bibliográfica da comunidade acadêmica.

“É necessário que continuemos com essa política de editais. Os editais permitem que os nossos professores publiquem suas produções, seja de pesquisa, seja de experiência no ensino ou de extensão. Isso faz com que haja uma produção acadêmica tão necessária para que futuramente possamos consolidar os nossos programas de mestrado e doutorado”, explicou Máximo. 

O diretor da Eduneal, Renildo Ribeiro destacou que o estande da Eduneal está preparado para receber o público, com um espaço amplo, confortável e o mais importante: com as obras impressas para aquisição. “Participar da Bienal resulta em uma maior visibilidade da Uneal. Aqui, podemos mostrar à sociedade o que é produzido por nossos docentes”, disse. 

Com a venda dos exemplares impressos, as dez obras citadas serão transformadas em e-books e disponibilizadas gratuitamente no site da Eduneal: www.eduneal.com.br

Programação

Sempre às 19h.

12/8 – sábado – lançamento da obra “Fotografias da variação linguística: palatização das oclusival alveolares em Maceió”;

14/8 – Segunda-feira – lançamento de “Fantasia” e “Avesso” de Arriete Vilela”, “Poética da Página” de Elô Baeta, “Retratos do narrador cínico: confissões em lugares fechados”.

15/8 – Terça-feira – lançamento da obra “O levante de 1997: policiais civis e Militares na Derrubada do Governo Suruagy”.

17/8 – Quinta-feira – “A Província dos trabalhadores tutelados: trabalhadores indígenas diante do poder político e econômico na Província de Alagoas”; e

18/8 – Sexta-feira – “A Comissão Científica do Enccult lançará 12 e-books” e “Maria Betânia: Doces histórias e encantos acadêmicos”.
Além da programação da Eduneal, docentes da instituição vão participar de diferentes momentos na Bienal. O professor Nilton Resende estará na mesa de autógrafos, neste sábado (12), às 16h, no estande da Livraria Novo Jardim. 

O livro “Educação no/do Campo e de pessoas adultas e idosas: resistindo e produzindo conhecimento”, das organizadoras Ana Maria Vergne, Sanadia Gama, Sara Ingrid Borba e Sara Cerqueira, será lançado na segunda-feira (14), a partir das 16h30, no Café Literário – Edufal. No mesmo dia, às 17h45, a Universidade Aberta para a Pessoa Idosa lançará as Cartilhas da Uneal, no estande das Academias de Letras n° 05.

Agência Alagoas