Vice-prefeito de Maceió e deputadas discutem violência contra a mulher

Marcelo Palmeira recebeu, na manhã desta segunda-feira, 30, deputadas da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE)

O vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 30, deputadas da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), para discutir ações de acolhimento a mulheres vítimas de violência em Alagoas. No encontro, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no bairro do Poço, foi debatido, sobretudo, a ampliação dos serviços de acolhimento para todas as mulheres do estado, já que Maceió possui a casa abrigo para atender essa população vítima de violência.

O encontro também contou com representantes da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher de Alagoas (Cedim).

Marcelo Palmeira enfatizou a importância da temática para a gestão municipal. “Muito nos honra receber as deputadas alagoanas na manhã de hoje. As deputadas Jó Pereira e Ângela Garrote propõem, por meio de convênio, que a Prefeitura possa ampliar o serviço de acolhimento às mulheres vítimas de violência para o Estado. Vamos trabalhar uma minuta para que seja apresentada, já que Maceió está pronta para atender as mulheres de todo o Estado”, destacou.

A deputada Jó Pereira falou da relevância da bancada estadual feminina estreitar os laços com o executivo municipal em relação a ações voltas às mulheres. “Maceió é o único município do Estado que mantém uma casa abrigo para mulheres vítimas de violência. Deste modo, a nossa proposta é que Maceió amplie, por meio de convênio, esse atendimento para mulheres de todo o interior de Alagoas. Muitas mulheres não saem do ciclo da violência porque são emocionalmente e financeiramente dependentes, bem como ameaçadas em seu convívio. Ao retirarmos elas desses locais, damos uma nova oportunidade de recomeço”, frisou a deputada.

A deputada Ângela Garrote, também uma das propositoras da ideia de ampliação do atendimento às mulheres vítimas de violência, falou que o encontro foi bastante produtivo. “Foi uma das melhores reuniões que tive durante este mês. Nós mulheres não temos a cara como um pandeiro, para que o homem venha, bata e fique por isso mesmo. O Marcelo Palmeira se mostrou muito sensibilizado com a temática. A expectativa é que, em conjunto com o Município e o Governo do Estado, a gente possa fazer mais pelas mulheres de Alagoas”, disse.

A presidente do Cedim, Olga Miranda, citou a alegria em presenciar os esforços em prol das mulheres alagoanas. “O Estado de Alagoas tem um índice elevado de violência contra a mulher. O objetivo é acolher essas mulheres e ajudar suas famílias nesse processo tão doloroso. A vontade do vice-prefeito e das deputadas em minimizar o sofrimento dessas alagoanas nos deixa muito otimista. Desejo que possamos cada vez mais pacificar nosso Estado, tornando-o solidário e fraterno, acolhendo todas as pessoas em suas necessidades. A união pode mudar o quadro no qual nos encontramos.

Secom Maceió